Na Voluntários DOS CARRETEIROS AOS CARRINHEIROS..
Em meados do século o Neoclassicismo já se tornara uma influência importante, e mesclado ao antigo colonial, deu origem a uma variedade de soluções ecléticas, tendência que iria dominar o panorama até a década de 1930.
Neste contexto em 1917 é inaugurado o Hotel Aliado.
Ano da Revolução Russa e Greve Geral no Brasil.
Fim da 1º Guerra.
A Municipalidade de Porto Alegre travou uma luta histórica por conservar, como domínio público, para que toda a população pudesse usufruir, o lado da rua que dava fundos para o litoral.
Em 1870, o Caminho Novo recebeu o batismo oficial de Rua dos Voluntários da Pátria. No mesmo ano, a Câmara providenciou o inicio do calçamento da primeira quadra, até a Rua do Rosário, pois as reclamações eram constantes contra “os grandes pantanais e atoleiros” formados durante o período das chuvas, em virtude da intensa utilização do caminho pelas carretas que se dirigiam ao Mercado.
A partir de 1881, começaram os esforços para retirar os carreteiros que freqüentavam a Praça Rui Barbosa (chamada de Praça das Carretas). Foi esse um processo lento, pois os comerciantes da rua eram contrários à retirada dos carreteiros. Parece que, só em 1894, quando a Intendência Municipal fixou o Campo da Redenção como paradeiro oficial das carretas, estas deixaram definitivamente a Voluntários da Pátria. A rua continuou sendo, todavia, por muitos anos, o paraíso das carroças puxadas a cavalo ou burro. Tais carroças, até serem substituídas totalmente pelos caminhões, na década de quarenta, povoavam toda a artéria, lotando o largo da Estação e as ruas adjacentes
Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1992
KSA ROSA NOVOS HORIZONTES
Avenidavoluntarios da Pátria 811;
Bairro: Floresta;pORTO ALEGRE
CEP 902230011.